Porque Não Deve Utilizar O Wix Para Fazer O Seu Website

Agosto 01, 2017

Já criou um website Wix mas não está a conseguir atrair visitantes? Ou talvez tenha tentado criar um belo website recorrendo ao Wix, mas o resultado acabou por ser horrível...

Enquanto web designer, muitos clientes perguntam-me o porquê de não utilizar o Wix para criar um website financeiramente acessível. Quando verifica pela primeira vez estes construtores de websites de filosofia DIY (Faça Você Mesmo), eles parecem uma opção excelente. Pagará mensalmente um preço razoável e terá à sua disposição o seu próprio website online.

Mas quando começa a investigar com profundidade estes websites DIY, nota que não são tudo aquilo que afirmam. Acaba por ter nas mãos um website com um aspeto horrível, que não atrai quaisquer clientes ou suscita tráfego algum. Portanto, o que acontece?

Razões Para Não Utilizar O Wix

Digo sempre aos meus clientes que construir um site é como construir uma casa. É necessário consideração e conhecimentos razoáveis para construí-la. Precisa de um engenheiro, de um designer e de construtores estruturais. Quando constrói um website com plataformas como o Wix, está a tentar construir uma casa por si só e, à primeira, o aspeto até parecerá razoável, mas acabará por encontrar bastantes complicações estruturais. No final, acabará por ficar mais caro do que contratar um profissional para levar a cabo essa mesma tarefa.

1. Uma Má Experiência De Utilizador

A principal razão que justifica a não utilização do Wix para criar o seu website é que você não é um web designer profissional. A criação de um website exige um processo detalhado, incluindo o alinhavar de fluxos de utilizador, CTAs, prototipagem, etc.

Quando cria um website recorrendo a um construtor de sites DIY, provavelmente não está a desenhá-lo tendo em conta uma boa experiência de utilizador. O que, por sua vez, resultará na perda de clientes e receita. Também perderá no campo do reconhecimento e singularidade da marca, já que muitos outros clientes recorrerão aos mesmos templates para o seu website.

Os web designers profissionais irão estruturar os fluxos de utilizador utilizando designs assentes em objetivos que, provavelmente, aumentarão o envolvimento e o número de clientes. Os websites desenhados por profissionais da área da experiência do utilizador têm maior probabilidade de aumentar o envolvimento dos visitantes e conduzi-los pelo funil de vendas através do fluxo de utilizador, aumentando as suas conversões e clientes.

2. Velocidade & Segurança

Uma das partes mais importantes do seu website relaciona-se com a velocidade e segurança. Um website rápido aumentará o envolvimento do utilizador e a otimização para motores de busca. O Wix e outros websites de construção DIY hospedam o seu website num servidor partilhado com milhares de outros utilizadores. Isto diminui a velocidade do seu próprio website, o que resultará em clientes perdidos e numa má experiência de utilizador.

Ter pessoas mal-intencionadas num único servidor é também perigoso do ponto de vista da segurança. Se alguém piratear um desses servidores, poderá comprometer todos aqueles que nele estão alojados.

3. Ausência de SEO

Provavelmente, o maior problema dos websites de construção DIY como o Wix é que eles não têm um perfil amigável para o SEO. SEO significa Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca) e é o ato ou a metodologia de conseguir mais visitantes para o seu website a partir dos motores de busca (o Google, por exemplo). Isto inclui uma otimização on-page e off-page. Ambas são bastantes necessárias e igualmente importantes para obter mais tráfego para o seu website.

Os websites Wix são conhecidos pelo seu mau SEO, já que você não possui controlo total sobre o seu website. Para construir um website com um bom SEO on-page, deverá ter acesso ao código e ser capaz de monitorizar constantemente o seu website à procura de potenciais problemas com o SEO.

Os construtores de websites DIY são amplamente conhecidos pelo seu mau perfil para SEO por serem rapidamente gerados através de um editor visual. Isto cria um código desnecessário e HMTL extra que prejudicará as suas posições nos motores de busca. Se está à procura de conquistar tráfego, conversões e mais clientes para o seu website, pense em contratar um profissional.

4. Páginas Limitadas

Muitas vezes, os construtores de sites DIY oferecem apenas um número limitado de páginas, a menos que pague mais. O Wix oferece uma única página para o seu plano de website mais barato. Isto é péssimo de várias formas. Um website jamais deverá ter somente uma página. Para envolver e vender algo ao cliente, deverá ter um website imponente com mais do que uma única página.

Outra desvantagem de ter páginas limitadas é que provavelmente não conseguirá ter visitantes no seu website. O Google e outros motores de busca adoram conteúdo… Seja imagens ou palavras, quanto mais tiver, mais tráfego provavelmente conseguirá.

5. Funcionam À Base de Flash

A maioria dos websites Wix trabalham à base de Flash, que indubitavelmente se trata de uma tecnologia morta no âmbito da criação de websites. O Flash é horrível para o SEO, já que não produz qualquer conteúdo “crawlable” – ou seja, conteúdo identificável pelos motores de busca –, apenas código. O tempo de carregamento é bastante lento e o Flash deverá ser apenas utilizado para animações e jogos.

Os websites criados à base de Flash pela Wix serão bastante inferiores aos seus competidores não-Flash, tanto em usabilidade como no posicionamento dos motores de pesquisa.

6. Anúncios em Websites

Ao criar um website com a Wix, notará que ele inclui um grande anúncio, dizendo que website foi criado através da Wix. Isto poderá reduzir dramaticamente a sua taxa de gestão e reconhecimento de marca. A confiança dos utilizadores é de extrema importância e, quando você cria um website barato, o cliente sabe-o. Isto fará com que os clientes sintam que o website foi construído a um preço reduzido, passando a ideia de que não investiu nele.

Os clientes deparam-se com estes anúncios e veem que criou o seu website de forma gratuita. Quem confiará numa empresa cujo website foi feito de borla?

7. Ausência de Singularidade

O Wix tem atualmente cerca de 90 milhões de utilizadores e 500 templates feitos por designers. À primeira, o número 500 até poderá parecer uma grande quantidade de templates pré-concebidos, mas com mais de 90 milhões de utilizadores estes templates vão ser bastante utilizados. Ou seja, o seu site até lhe poderá parecer bonito, mas haverá muitos outros com exatamente o mesmo template.

Se quiser sobressair entre os seus competidores, terá de criar um design de website personalizado que construa confiança junto do cliente, através da singularidade e do reconhecimento de marca.

Ter um website não exclusivo poderá também prejudicá-lo nos motores de pesquisa. Os bots do Google analisam o seu website Wix e notam as suas similitudes com outros websites e, então, acabará por cair posições. A chave para conquistar visitantes através do Google passa por ter um website exclusivo com conteúdo único e envolvente.

8. Carências de Otimização

Um website bem-sucedido está constantemente a ser otimizado. Deverá procurar constantemente por métodos que lhe permitam aumentar o envolvimento, recorrendo aos testes A/B e aos testes do fluxo de utilizadores. Quando cria um simples website Wix, não tem a capacidade ou liberdade para fazer nada disto. Consequentemente, acabará com um website estático que não cresce ou evolui, podendo aniquilar o seu negócio.

9. Sem Migrações

Coloquemos a hipóteses de não estar feliz com o seu serviço Wix e gostaria de cancelá-lo. Infelizmente, é quase impossível transferir o seu website para qualquer outro lugar. Portanto, antes de se registar e passar horas infindáveis a montar o seu website Wix, lembre-se de que não conseguirá movimentá-lo para qualquer lugar e ficará prisioneiro do serviço.

Conclusão

Concluindo, existe uma miríade de desvantagens no que diz respeito a utilizar o Wix para construir o seu próprio website. Poderá não ter qualquer tráfego ou visitantes e, se o fizer, é provável que essas pessoas o abandonem, dado que o website não transmite confiança suficiente acerca da empresa. Os clientes estão hoje em dia mais inteligentes e sabem a diferença entre um template pré-concebido e um website personalizadamente desenhado. Qual destes preferiria utilizar se estivesse na pele do cliente? Um website profissional? Ou website faça-você-mesmo?