Porque Escolher Um Freelancer?

Agosto 20, 2017

Quando inicia um novo design ou um projeto web, terá primeiro de tomar uma decisão sobre aqueles com quem quer trabalhar. Caso faça outsourcing, terá de escolher: um freelancer ou uma agência.

Qual é a diferença entre um freelancer e uma agência?

Por norma, um freelancer é uma pessoa que oferece os seus serviços de peritagem. Uma agência é uma equipa de pessoas que trabalhará no seu projeto.

Existem várias vantagens óbvias que o levam a escolher um web designer freelancer e não uma agência.

Atenção Pessoal

Tendo em conta que o freelancer está a trabalhar diretamente para si, ele dar-lhe-á atenção mais imediata e pessoal. Isto significa que terá uma resposta muito mais rápida às questões ou consultas.

Uma agência terá por norma várias pessoas a trabalhar no seu projeto. Muitas vezes a sua mensagem acabará ao lado de tantas outras que precisam de ser respondidas.

Experiência

É fácil descobrir a experiência que um freelancer possui, ao contrário da experiência de uma agência. Uma agência poderá já ter iniciado a atividade há décadas, mas agora opta por contratar juniores para fazerem o trabalho, a fim de reduzir custos.

Muitas vezes encontrará um freelancer que acumulou vários anos de experiência antes de se iniciar a solo, cujo leque de competências é mais variado, dada a vasta amplitude de projetos que concluiu para alcançar o sucesso.

Lealdade

Um bom freelancer é mais leal ao seu negócio, enquanto uma equipa de uma agência irá frequentemente ser mais leal à sua própria empresa. Um freelancer pode oferecer-lhe exclusividade, concordando em não trabalhar com os seus competidores diretos. Uma agência terá maior probabilidade de ter um conflito de interesse com outros clientes.

O freelancer terá a tendência de trabalhar com maior afinco e a ter mais orgulho no seu trabalho, não só porque é o seu negócio, do qual se sente orgulhoso, mas porque a retenção de clientes e a recorrência da prestação de serviços é importante. O freelancer sabe que quanto mais bem-sucedido for o seu negócio, maior será o número de projetos lucrativos que você lhe poderá vir a propor no futuro.

Preço

Os freelancers têm uma melhor relação entre custo e eficácia do que uma agência, dado o fato de não apresentarem despesas que uma grande agência poderá ter, por isso o trabalho sairá invariavelmente mais barato.

Rapidez

Os freelancers podem concentrar-se mais num projeto e serem mais flexíveis com as suas ideias. Um membro de uma agência poderá estar sujeito às expetativas da agência. Os freelancers por hábito completam projetos mais rapidamente, pois não têm de obedecer a uma hierarquia. Não precisam de esperar que o patrão lhes dê luz verde – eles são o seu próprio patrão.

Mais importante ainda, você pode estabelecer uma relação e uma empatia com o freelancer, ao ponto de sentir que ele pertence à sua equipa, o que é algo muito mais complicado de alcançar com uma grande agência.